Câmara homenageia Theobaldo Ferreira dos Passos

Na tarde de segunda-feira, dia 25 de setembro, a Câmara prestou homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da Casa Legislativa, Sr. Theobaldo Ferreira dos Passos.

Foi colocado um quadro sob a imagem do Sagrado Coração de Jesus, entronizado por ele na Câmara, em 1985.

Theobaldo Ferreira dos Passos, conhecido como Sacristão, foi vereador durante 23 anos, recorde no Legislativo garibaldense, presidente em duas oportunidades e prefeito durante 40 dias.

Os filhos Arlindo e Délcio representaram a família no ato.

A homenagem:

"THEOBALDO FERREIRA DOS PASSOS - * 09/06/1916 + 08/02/2007

CIDADÃO GARIBALDENSE
Lei 2.217 de 29 de Dezembro de 1992

Vereador por 23 anos e Presidente do Legislativo em dois mandatos
Funcionário público, responsável e organizador do Arquivo Municipal
Em 1985 propôs a colocação do Sagrado Coração de Jesus no recinto;
uma imagem de proteção e fé.

Homenagem da Câmara Municipal de Garibaldi em 25 de Setembro de 2017
Vereadores Mandato 2017/2020"

HISTÓRICO THEOBALDO FERREIRA DOS PASSOS

Theobaldo Ferreira dos Passos nasceu aos 9 dias do mês de junho de 1916, em Montenegro. Iniciou os trabalhos na Paróquia São Pedro em 1948, vindo a residir na cidade de Garibaldi no ano de 1950. por seus trabalhos, era conhecido popularmente como Sacristão.

Foi vereador durante cinco legislaturas, totalizando 23 anos de mandato, sendo 17 anos gratuitamente. É o vereador que mais tempo permaneceu na Câmara de Vereadores de Garibaldi. Por duas vezes foi escolhido presidente do Legislativo. Desempenhou o cargo de prefeito interino por 40 dias, entre maio e junho de 1985.

Foi servidor público municipal aposentado, tendo trabalhado 35 anos na prefeitura. Foi criador do Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi e colaborador na organização do arquivo público da cidade de Carlos Barbosa.

Tinha o dom musical, animando festas e ocasiões sociais com seu acordeon. Inclusive foi membro, durante muitos anos, do Coral Carlos Gomes. Como colaborador da Rádio Garibaldi, foi o responsável por programas radiofônicos na emissora.

Filho de Jacob Ferreira dos Passos e Ana Gertrudes Mayer, foi casado com Salvina Borsói Ferreira dos Passos, com quem teve sete filhos: Alécio, Walter, Ana Maria, Délcio, Antônio, Arlindo e Tarciso (in memorian).

No ano de 1992, recebeu desta Casa Legislativa, o título de Cidadão Garibaldense, pelos importantes serviços prestados à comunidade. A entrega foi realizada em 9 de junho de 1994. Por analogia da história romana, adquiriu o “Status Civitates”, considerado o máximo da cidadania que um homem consegue conquistar por seu trabalho e dedicação à sociedade.

Um dos lemas da filosofia de vida de Theobaldo Ferreira dos Passos era servir a todos com bondade, igualdade e justiça. Inúmeras vezes, durante toda a vida, auxiliou pessoas que o procuravam, solicitamente, atendendo a todos com boa vontade e solidariedade. Faleceu no dia 8 de fevereiro de 2007, em Garibaldi, aos 90 anos.

A homenagem que a Câmara presta neste momento a Theobaldo tem por local a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que ele entronizou nesta Casa no ano de 1985.

Câmara aprova quatro projetos na 3ª Sessão Ordinária de Outubro

Foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 63/2017 - que "Autoriza a celebrar convênio entre o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul e o município de Garibaldi, visando a qualificação e agilização dos processos de execução fiscal do município e suas autarquias, com anexo fiscal, junto ao foto da Comarca da Garibaldi.